Passo Fundo - Matriz

(54)

3316.2200

atendimento@viabat.com.br

Itajaí - SC - Filial

(47)

3348.7080

atendimentosc@viabat.com.br

Concórdia - Filial

(49)

3442 6280

comercial@viabat.com.br

Queda de Tensão nos Cabos do Alternador

A Empresa

Nesta dica vamos relatar um problema que muitas vezes não é considerado quando queremos recarregar a bateria. Trata-se da queda de tensão nos cabos que saem do alternador e vão para a bateria. Esses cabos, com o tempo e com o calor do motor, podem ter suas características elétricas alteradas, fazendo com que a tensão na bateria fique menor que o mínimo exigido para a recarga.

 

Como verificar o problema:

 

Para verificar se há o problema, ligue o automóvel em marcha lenta e confira o valor de tensão que está chegando aos polos da bateria, que deve estar entre 13,5 V a 14,5 V. Caso a leitura no aparelho seja menor que 13,5 V, com os cabos conectados, verifique qual é o valor de tensão que sai do alternador. Se o valor medido no alternador for maior que 13,5 V e na bateria menor que 13,5 V, o problema poderá estar nos cabos de recarga.

 

Portanto a dica é:

 

Ligue um cabo novo em paralelo com o original reforçando o sistema de recarga da bateria. Lembre-se de reavaliar a tensão de recarga da bateria para confirmar se foi solucionado o problema.






Newsletter

Acompanhe as novidades do mercado com a Viabat Baterias: